
Uso do ar-condicionado em corridas da uber passa a ser obrigatório no Brasil
A Uber anunciou uma mudança importantíssima em sua política de atendimento no Brasil, onde a partir de agora, o uso do ar-condicionado é obrigatório em todas as viagens, incluindo nas categorias UberX, Comforte Black.
Segundo informações, a medida tem como objetivo oferecer conforto aos passageiros durante o trajeto e todos os motoristas devem manter o sistema de climatização funcionando normalmente.
A cobrança de qualquer valor adicional pelo uso do ar-condicionado está proibida e pode levar à desativação da conta do condutor em caso de descumprimento.
Para o advogado Luís Guilherme Martins Lima,
especialista em Direito Bancário e Empresarial, a nova regra é um avanço.
“A mudança protege o consumidor e impede cobranças abusivas. O ar-condicionado agora faz parte do serviço contratado”, afirma.
Mas, o que o Uber fará se o motorista se recusar a ligar o ar? Se o motorista se recusar a ligar o ar-condicionado, o passageiro pode registrar uma reclamação no próprio aplicativo da Uber.
Em casos repetitivos ou mais sérios, o usuário também pode procurar o Procon ou entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, já que a recusa pode ser caracterizada como falha na prestação do serviço.
O advogado também alerta que, em situações mais graves, Como ameaças, cobranças indevidas ou constrangimento, o ideal é que o passageiro registre um boletim de ocorrência. Nestes casos, o motorista pode até responder criminalmente, com enquadramento nos crimes de estelionato ou constrangimento ilegal.
Fonte: Guia Curta Mais
Foto: Freepik