UAU! Dente desenterrado em caverna na França pode apontar indícios de primeiros humanos

O dente de uma criança desenterrado em uma caverna francesa revelou as primeiras evidências de humanos – Homo sapiens – vivendo na Europa Ocidental. A descoberta do molar em Grotte Mandrin, perto de Malataverne, no vale do Ródano, ao sul da França, juntamente com centenas de ferramentas de pedra datadas de cerca de 54 mil anos atrás, sugere que os primeiros humanos viveram na Europa cerca de 10 mil anos antes do que os arqueólogos pensavam anteriormente.

 

Além disso, o dente do Homo sapiens foi imprensado entre camadas de restos de neandertais, mostrando que os dois grupos de humanos coexistiram na região. Essas descobertas desafiam a narrativa de que a chegada do Homo sapiens na Europa desencadeou a extinção dos neandertais, que viveram na Europa e partes da Ásia por cerca de 300 mil anos antes de desaparecerem. É a primeira vez que os arqueólogos encontram evidências de grupos alternados de Homo sapiens e neandertais vivendo no mesmo lugar, e eles alternaram rapidamente, até mesmo abruptamente, pelo menos duas vezes, de acordo com o estudo publicado na revista “Science Advances” na quarta.

 

Anteriormente, a chegada dos primeiros humanos à Europa foi datada entre 43 mil e 45 mil anos atrás, de acordo com restos encontrados na Itália e na Bulgária – não muito antes de vestígios dos últimos neandertais sobreviventes, datados de 40 mil a 42 mil anos atrás, serem encontrados. Esse período de tempo levou muitos a pensar que a chegada do Homo sapiens e o desaparecimento dos neandertais estavam inexoravelmente ligados. As informações são da CNN.

 

foto: Ludovic Slimac

Compartilhar agora