TURISMO: As belezas, pontos turísticos e as riquezas de Juazeiro-BA, Petrolina-PE e do Vale do São Francisco

Nos meses de junho e julho, o Vale do São Francisco estará bastante movimentado e recebendo muitos visitantes. Neste mês, o São João de Petrolina deve atrair cerca de 30 mil turistas,de diversas partes do país. A programação oficial começa dia 17, no Pátio de Eventos. Depois, as atenções estarão voltadas pro maior evento de esportes amador do Nordeste: ‘SmartFit Portal Zap Open’, que vai promover, na Orla de Juazeiro, competições de beach tennis e futevôlei entre 1 e 10 de julho. Mais de 250 atletas, de fora da região, estão sendo esperados no evento, que tem a presença do número 1 do Brasil de Beach Tennis, André Baran, e do 9x campeão mundial de futevôlei, Vinicius.

 

Para quem vem de fora, o Portal ZAP preparou um guia especial com os principais pontos turísticos de Juazeiro e Petrolina, para quem quer aproveitar mais ainda as riquezas naturais e culturais do Vale do São Francisco.

 

Juazeiro-BA

 

 

Orla

Excelente passeio para quem quer relaxar em um programa diferente, aqui você pode tomar um suco ou uma cervejinha nos bares e restaurante da orla de onde é possível admirar o rio São Francisco.

 

 

Vapor Saldanha Marinho

Monumento em homenagem aos navegantes e a navegação, que foi super importante para o crescimento da cidade. Construído fora do Brasil, navegou em águas estrangeiras, foi o 1º vapor a navegar em águas brasileiras e o 1º vapor a navegar no rio São Francisco.

 

 

Fundação Museu Regional do São Francisco

O Museu dispõe de um acervo variado, adquirido através de doações da comunidade. É composto de: estandartes, cartas patentes, decretos, mobiliário, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, acervo náutico do Rio São Francisco, louças, réplicas de carrancas, lâmpadas centenárias de cobre, louças inglesas da antiga Companhia de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1º bispo de Juazeiro, dos primeiros médicos e dentistas. Objetos dos primeiros carnavais, bandeiras e fardamentos da 1ª Guarda Nacional da região.

 

 

Armazém da Caatinga

O Armazém da Caatinga consiste em um importante espaço de comercialização dos produtos de cooperativas, associações urbanas e rurais, além de grupos familiares da Bahia e do Brasil. O espaço possui cerca de 600 produtos e conta com um restaurante e espaço para a realização uma feira agroecológica.

 

 

Juá Garden Shopping

O primeiro centro de compras de Juazeiro da Bahia abriu as portas no dia 22 de março de 2016. O empreendimento está estrategicamente localizado as margens da Rod. Lomanto Júnior, uma das principais vias de acesso ao Vale do São Francisco. O local possui mais de 22 mil m² de área construída, 1.022 vagas de estacionamento, elevadores, escadas rolantes, 4 salas de cinema, Wi-FI gratuito, uma climatização para comportar um grande volume de fluxo de pessoas com grande conforto, um mix de produtos e serviços que está em constante evolução, além de uma programação repleta de opções de lazer e entretenimento.

 

 

 

Vila Bossa Nova 

Ocupando um espaço de aproximadamente 2.350 m², a Vila Bossa Nova recebeu serviços de revitalização com intervenções de reforma, restauração arquitetônica, reurbanização e modernização. O equipamento tem como foco oferecer para os juazeirenses, população do Vale do São Francisco e turistas, mais lazer e entretenimento, além de ser um verdadeiro espaço de resgate histórico e cultural da cidade.

O complexo de lazer e entretenimento oferece oito ambientes com empreendimentos de culinária diversificada, como espetos gourmet, hambúrgueres artesanais e pizza (London), cozinha japonesa (Shouri Sushi), frutos do mar (Boteco do Caranguejo), açaí e sorvetes (Império do Açaí), além do carro-chefe que é a Fábrica Nordhaus, primeira cervejaria artesanal do norte baiano e que também conta com o Restaurante Nordhaus Brewhouse. Para as crianças, a opção é o Parque Mundo Encantado.

 

 

River Beer Sunset

Um passeio lindo pelo Rio São Francisco, entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, à bordo do Catamarã Vale Turismo. Desfrute de momentos inesquecíveis pelo Rio da Integração Nacional e saboreie uma deliciosa cerveja artesanal, preparada pela Nord Haus. O roteiro inclui: Passeio de Catamarã pelo Rio São Francisco; Vista panorâmica do Pôr do Sol; Serviço de Chopp artesanal Nord Haus, sucos, refrigerantes e água durante o passeio; Mix de Amendoins; Copo ou Caneca personalizada de brinde; O passeio terá duração de 01 hora, com saída às 17h.

 

 

MacBeto (Bar do M)

Bar e Restaurante na Orla de Juazeiro – Bahia. Shows ao vivo. Pratos da cozinha brasileira com destaque para a deliciosa culinária nordestina! Tudo isso com uma incrível vista para o Velho Chico (Rio São Francisco).

 

Point Tequila 

Bar a céu aberto na Orla I de Juazeiro/BA. Ambiente agradável para comer e beber à vontade com total segurança e conforto. O ambiente dispõe de música ao vivo, telão e um cardápio extenso com os mais variados tipos de refeições e bebidas.

 

 

 

Bora Bora 

Ótima opção de descontração onde encontra uma equipe preparada para atender com qualidade, e vai poder desfrutar de bebidas nacionais e importadas para todos os gostos, deliciosos lanches, petiscos e aperitivos ao som de uma boa música ao vivo para todos os estilos musicais.

 

 

 

Barhamas Petiscaria 

Um ótimo ambiente para quem quer descontrair tomando bons drinks e com uma opção extensa de comidas no cardápio. O Barhamas fica localizado próximo a Orla de Juazeiro, no bairro Santo Antônio e os frequentadores ainda conseguem curtir uma boa música ao vivo.

 

 

Bar Portelinha 

Localizado em uma praça no bairro Santo Antônio, centro de Juazeiro, o Portelinha é um lugar alternativo para quem gosta de ficar à vontade conversando com os amigos e a procura de cerveja no precinho. Por ficar em uma praça, ao redor do espaço os visitantes podem escolher o que comer para acompanhar a bebida.

 

 

Petrolina-PE

 

 

Bododrómo

Inaugurado há mais de 20 anos, o complexo gastronômico é a pedida certa para quem aprecia uma boa comida regional. Dotado de 10 restaurantes, o Bobódromo oferece diversos pratos à base de carneiro como linguiça, buchada, sarapatel, cozido, assado e pizza.

 

 

Museu do Sertão

O seu acervo é dotado por mais de três mil objetos reunidos em coleções onde o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica.

 

 

Casa de Artes Ana das Carrancas

O Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, tem como objetivo incentivar e difundir uma preservação, resgate e intercâmbio da arte e cultura, realização de seminários, encontros, e cursos com produção em produção cultural De artesanato como geração de renda, e nas atividades de cunho social. Fundado em 1995, o Centro de Cultura Ana das Carrancas tem sido uma referência regional, não artesanato de barro, atividade exercida por Ana das Carrancas (Ana Leopoldina Santos).

 

 

Parque Zôo-Botânico da Caatinga

Inaugurado em 2007 e implantado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), o parque é o único zoológico do submédio São Francisco, com grande responsabilidade em preservar a flora e a fauna regional, além de incentivar a observação e o estudo.

 

 

River Shopping Petrolina 

Com uma localização estratégica, unindo os principais bairros de Petrolina e a apenas dois quilômetros da cidade-irmã, Juazeiro (BA), o empreendimento é hoje uma das maiores fontes de emprego do comércio no município. São 1.500 funcionários e 3.000 empregos indiretos. Atualmente o centro de compras possui mais de 145 operações entre lojas satélites, lojas-âncora, megalojas, quiosque a e Praça de Alimentação com 18 operações com mix variado, como também um complexo de lazer e entretenimento, o Playtoy e cinema, com 4 salas sendo uma em 3D e estacionamento para 1.500 mil vagas. Além disso, há o investimento contínuo em segurança, conforto e comodidade para todos, promoções e eventos especiais, de forma a atrair um público cada vez maior.

 

 

Haus Petrolina|Chopp

Ambiente confortável, descontraído e com um cardápio variado de bebida e comida. É a 1ª cervejaria artesanal do Nordeste. Produção 100% puro malte e com linda vista para o Rio São Francisco.

 

Bar Canabrava

O local é elogiado pelo bom atendimento dos funcionários e por ter uma carne de sol deliciosa. O ambiente é agradável e o preço que cabe no bolso. Além disso, o ambiente tem o estilo rústico, ótimo para quem ama fazer uma selfie e postar nas redes sociais.

 

 

Café de Bule – Casa de Café, Cultura e Comida Afetiva

O Café de Bule é lugar agradável e calmo para quem quer aliviar o estresse tomando uma boa bebida quente e comendo um delicioso pedaço de bolo. O local tem a luz baixa e, na parte de cima, funciona o Janela 353 que, algumas vezes na semana, tem mostra de filmes e discussões sobre a sétima arte.

 

 

Boteco da 21

Se você está procurando por cervejas, drinks e muita diversão o Boteco da 21 é o lugar certo. Além de servir com excelência, o espaço é “instagramável” para você fazer uma foto bonita e mostrar que esteve em Petrolina.

 

 

Casarão PNZ

Local com um almoço delicioso de segunda a sexta e se transforma em um bar cultural com músicas que vão da MPB ao forró às sextas e sábados.

 

 

Carrancas Bar e Restaurante 

Lugar super agradável, ambiente familiar com espaço para as crianças brincarem, mas também um ótimo lugar para um Happy Hour com os amigos e para fazer confraternizações. Comida excelente e bem servida!

 

 

Juarez Píer 

O Juarez Píer Lounge é um restaurante pé na areia localizado em frente a Ilha do Rodeadouro, em Petrolina. Local extremamente agradável e com um clima total de praia, o Juarez Píer é uma excelente opção para quem quer conhecer uma praia ribeirinha e apreciar a culinária regional do nosso Vale. O cardápio é bem variado! São servidos petiscos , pratos principais, drinks , sucos e bebidas de vinícolas locais.

 

Gelo e Sal 

O verdadeiro sabor da Parrilla em Petrolina. Ambiente agradável e com vários espaços para você fazer AQUELA foto. No cardápio você encontra bebidas como vinhos, drinks diversos, cervejas, opções para as crianças, petiscos, porções para compartilhar e muito mais.

 

*Bônus

 

 

Ilha do Fogo

Situada entre as duas cidades, abaixo da Ponte Presidente Dutra.

 

 

Ilha do Rodeadouro

A ilha do Rodeadouro está a 12 km de distância do centro de Juazeiro e é uma das mais frequentadas da região. A travessia pode ser feita através de barcos localizados às margens do rio São Francisco, no povoado do Rodeadouro ou nas barcas de passeio que saem todos os finais de semana do cais de Juazeiro até a ilha.

 

 

Ilha do Massangano

Distante apenas 15 km (20 minutos de carro) do centro de Petrolina (PE), a Ilha do Massangano, situada no leito do Rio São Francisco, é a maior ilha da região com cerca de 3 km de extensão.

 

 

Cachoeira do Salitre

A cachoeira do Salitre está localizada no Vale do Salitre, na Fazenda Félix, a 40 km de Juazeiro, a cachoeira com salto de pouco mais de 2 metros de altura é excelente para banho e muito apreciada pelas crianças da região que se divertem nas águas do rio Salitre.

 

 

Vapor do Vinho

O Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho inicia na cidade de Petrolina-PE. No passeio está incluído transfer rodoviário, navegação no Lago de Sobradinho com música ao vivo, almoço a bordo, banho na ilha da Fantasia, visita a vinícola Miolo, com degustação de espumantes.

 

*com informações NE10, Turismo e Cia, g1, 

Compartilhar agora
X