TRISTEZA: Morre em Juazeiro, José Afonso, “Minha Pedra, o Conselheiro”

Morreu em Juazeiro, Bahia, no final da tarde desta quinta-feira (22), José Afonso da Cunha Martins, aos 73 anos, de parada cardíaca. Ator e artesão e os seus inúmeros apelidos: Afonso Conselheiro, Minha Pedra, estava internado em tratamento de diabetes.

 

Nascido em Patamuté-Bahia em 19 de fevereiro de 1948, “Afonso Conselheiro”, nas entrevistas concedidas dizia que adotou o Rio São Francisco e a cultura gonzagueano como filhos. O ator que viveu em Juazeiro desde 1965, relatava que um dos momentos mais produtivos de sua vida foi a gravação da novela da Rede Globo “Senhora do Destino”. A novela foi reprisada este ano no “Vale a Pena Ver de Novo” nos finais da tarde e Afonso contracena com atrizes Renata Sorah, Carolina Dickman e Suzana Vieira e o saudoso José Wilker.

 

José Afonso todo ano participava da Romaria de Canudos, Bahia onde encarna as vestes de Antonio Conselheiro. “Não perco este momento de fé e resistência cultural. Antonio Conselheiro era um visionário”, ressaltava Afonso. Também marcava presença nas festividades de nascimento de Luiz Gonzaga, no mês de dezembro em Exu, Pernambuco. (Via RedeGN)

Compartilhar agora
X