Trazemos mais boas notícias sobre o Coronavírus para começar bem o seu sábado

1 – Dos 37 casos confirmados de Covid-19 em Petrolina e Juazeiro apenas quatro estão hospitalizados

 

Uma das grandes preocupações no Vale do São Francisco,  desde o início da pandemia, era como as prefeituras iriam lidar com a possível “lotação” dos hospitais para tratamento do Covid-19. Poucos leitos disponíveis, respiradores e EPI´S insuficientes eram o grande gargalho do enfrentamento, motivo este, que se bateu tanto na tecla do isolamento social, estratégia para diminuir assim o fluxo de infectados de uma só vez.

 

Por mais que tenhamos números crescentes de novos casos, 27 em Petrolina e 10 em Juazeiro, até o fechamento desta matéria, o Portal Zap descobriu que apenas quatro pacientes com o novo coronavírus utilizam os leitos dos hospitais da região. Petrolina tem três, destes, dois estão na rede particular e um na pública. Já em Juazeiro, apenas um está no Hospital Regional. O restante dos casos estão sendo monitorados em casa, sob os cuidados da equipe da Secretaria de Saúde das duas cidades. As informações foram repassadas pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde dos municípios.

 

 

2 – Tratamento brasileiro com anticoagulante tem sucesso contra covid

 

O uso de um anticoagulante em pacientes com covid-19 no Brasil apresentou resultados altamente promissores. Dos 27 pacientes que receberam o tratamento experimental, 25 já estão recuperados e dois permanecem hospitalizados. A terapia foi publicada num dos principais periódicos de medicina do mundo, o BMJ – British Medical Jornal.

 

O tratamento brasileiro está sendo testado no Hospital Sírio Libanês desde o final de março. Ele foi aplicado também em hospitais da rede municipal de São Paulo, em pessoas entre 39 e 96 anos, alguns deles cardíacos e diabéticos. O estudo é coordenado pela  pneumologista Elnara Marcia Negri, médica do Sírio e professora de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, USP. Elnara Negri diz que os resultados são promissores no tratamento da covid-19 com Heparina, o anticoagulante utilizado nos testes.

 

De acordo com o site ClinicalTrials.gov, vinculado aos Institutos de Saúde dos Estados Unidos, existem dois grandes estudos semelhantes em andamento na Europa.

 

 

3 – Pela 1ª vez, Itália tem mais recuperados que novos casos de coronavírus

 

Pelo quarto dia consecutivo, caiu o número de casos ativos do novo coronavírus na Itália. Isso sinaliza que a doença entrou em desaceleração no país. A notícia boa foi divulgada Defesa Civil nesta quinta-feira, 23 e mostra que o país teve 106.848 pessoas com o Sars-CoV-2, ou seja, 851 a menos que as 107.699 contabilizadas na última quarta (22).

 

“Os números são particularmente reconfortantes”, disse o chefe da Defesa Civil, Angelo Borrelli, em coletiva de imprensa em Roma. Essa é a primeira vez que o país registra mais pacientes curados do que novos casos. Os casos ativos descartam pacientes curados e mortos e são um indicador importante para saber se a pandemia está ganhando ou perdendo força.

 

Dos 106.848 ainda infectados, 2.267 estão em terapia intensiva, 81.710 estão em isolamento domiciliar, e 22.871 estão internados fora de UTIs.

Compartilhar agora
X