SERÁ?: Nenhum protetor solar oferece cuidados necessários devido à ausência de um ingrediente

Um recente estudo sobre a contribuição do sol para o envelhecimento da pele descobriu que, devido à ausência de um ingrediente essencial aos cuidados com a pele, nenhum protetor solar disponível no mercado é capaz de oferecer a proteção devida. Os pesquisadores avaliaram que moléculas antioxidantes são capazes de eliminar o excesso de ferro nas células, ajudando-as, então, a manter um nível saudável de radicais livres, que são os responsáveis pelos processos degenerativos do organismo humano.

 

A descoberta, realizada por um grupo de cientistas da Universidade de Bath, no Reino Unido, foi publicada na revista Antioxidants. “Ao incluir esses potentes antioxidantes em produtos de cuidados com a pele e formulações de protetores solares e, portanto, reter o ferro livre, podemos esperar obter um nível sem precedentes de proteção contra o sol”, escreveu Charareh Pourzand, que liderou a pesquisa do Departamento de Farmácia e Farmacologia e do Centro de Inovação Terapêutica da Universidade de Bath. Segundo a equipe de pesquisadores, diversos extratos naturais pertencentes à família dos polifenóis atuam como antioxidantes, presente numa grande variedade de vegetais e frutas, além de nozes, sementes, cascas e flores.

 

“Embora os antioxidantes que identificamos funcionem bem em condições de laboratório, eles não permanecem necessariamente estáveis depois de adicionados a um creme”, disse a pesquisadora, que pondera que mais pesquisas são necessárias antes que qualquer um desses compostos seja adequado para fins comerciais. A cientista acrescenta que “é necessário agora que os produtos químicos bioativos nesses extratos sejam padronizados. Uma vez que isso aconteça, eles podem e devem ser adicionados a produtos projetados para proteger a pele do envelhecimento”.

 

foto: Pixabay

Compartilhar agora