RUGIDO: Aplicativo será ferramenta para denúncias contra pessoas LGBTI+, entenda:

Ser um canal de denúncia de LGBTfobia aos órgãos competentes, facilitando a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+) pernambucanos/as no exercício da cidadania e contribuindo diretamente no registro e acompanhamento de tais violações de direitos humanos dessa população. Este é o principal objetivo do aplicativo RUGIDO.

 

Fruto do apoio e parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos através do projeto Tecer, resistir e enfrentar as LGBTfobias no interior pernambucano e também com a EQUIP – Escola de Formação Quilombo dos Palmares, o aplicativo de denúncias de LGBTfobia, RUGIDO nasce da necessidade de se ter um instrumento de apoio para denunciar violações de direitos humanos e também fornecer estatísticas confiáveis para reivindicação de políticas públicas para essa população.

 

A coordenação do aplicativo está a cargo do Movimento LGBT Leões do Norte e da Rede LGBT do Interior de Pernambuco e das instituições filiadas, entre elas a ONG CORES, entidades que historicamente vêm monitorando as violações de direitos humanos da população LGBTI e realizando ações de controle social e Advocacy das políticas públicas LGBTI em âmbito municipal e estadual.

 

O Brasil é o país que mais mata LGBT no mundo. De acordo com levantamento do Grupo Gay da Bahia – GGB, no ano de 2019, foram registrados no país 329 mortes violentas no Brasil, sendo 297 homicídios e 32 suicídios.

 

Em Pernambuco, segundo relatório da Secretaria de Defesa Social – SDS (relatório nº 741/2020/GACE/SDS) no período compreendido entre janeiro de 2019 e junho de 2020, 2.871 LGBT foram vítimas de diversas formas de violência, com destaque para os homicídios. Segundo o Leões do Norte, só em 2020, pelo menos 12 assassinatos de LGBT foram notificados em Pernambuco.

 

O lançamento do aplicativo acontecerá com atividades virtuais (lançamento de vídeo e lives) e divulgação em locais estratégicos e se constitui enquanto atividade da Rede LGBT do Interior de PE em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans (29/01), data historicamente celebrada para relembrar a luta da população de travestis e transexuais pelo direito à vida, à cidadania e à justiça equânime.

 

Serviço: Lançamento do aplicativo de denúncias de LGBTfobia RUGIDO.
Datas: 26 a 29/01/2021
Local: Redes Sociais
Responsável: Alzyr Brasileiro
Telefone: (87) 87 98812 8298
E-mail: [email protected] / [email protected]

Compartilhar agora
X