Reabertura de bares e restaurantes em alguns lugares do Brasil: como deve acontecer?

Com a flexibilização das medidas de isolamento, alguns bares e restaurantes do país voltaram a funcionar nas últimas semanas. Foi assim em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, por exemplo. Entretanto, como era já era esperado, e conforme as autoridades de saúde recomendam, algumas mudanças para garantir esse retorno tiveram que ser adotadas.

 

O objetivo é evitar a exposição de funcionários e clientes ao vírus. Uma das principais dicas é redobrar os cuidados com a higiene, e isso vai desde o preparo do alimento até a entrega do mesmo. As orientações sanitárias são obrigatórias e devem ser seguidas à risca.

 

Uma das principais recomendações é a higienização correta das mãos antes e depois da entrega dos produtos, do uso do cartão de crédito/débito, ao tocar no dinheiro para receber o pagamento e efetuar o troco, é preciso, tanto por parte de clientes, quanto dos colaboradores. Uma outra dica é uma opção que se tornou comum em países europeus e que já foi adotada por alguns estabelecimentos brasileiros: a adoção do cardápio online, onde o cliente poderá conferir os produtos ofertados pelo seu próprio aparelho celular.

 

Outra recomendação importante é que funcionários também devem evitar transitar com o uniforme pelas ruas e meios de transportes, devendo utilizá-lo, portanto, somente dentro do local de trabalho. A adaptação a essa “nova realidade” perpassa também para os cuidados na estrutura. É preciso garantir o espaçamento mínimo entre as pessoas. Medidas como a entrada controlada dos cliente por vez – inclusive optando por agendar previamente os atendimentos, por exemplo – e a delimitação do máximo de pessoas por mesa, são algumas sugestões sanitárias. O dono do estabelecimento também deve se certificar que as janelas do local estejam abertas durante o funcionamento do serviço.

 

Mesmo com a flexibilização em alguns estados, muitos donos de estabelecimentos preferiram não reabrir seus locais de trabalho. Ao mesmo tempo, muitos clientes também preferem continuar não arriscando as idas à esses espaços, apesar das adequações necessárias. Por isso, é importante que as empresas ainda continuem investindo no serviço delivery, também adotando todas as medidas necessárias de higiene. Em todas essas situações, é importante lembrar: o uso de máscara é obrigatório!

 

Essas e outras medidas foram e estão sendo adotadas por estabelecimentos que já reabriram as portas, mas também são válidas para aqueles que estão aguardando autorização das prefeituras municipais para voltar a ter atendimento presencial. Vale lembrar que Juazeiro Petrolina ainda seguem com medidas de restrição, e esses estabelecimentos comerciais ainda permanecem fechados. Porém, quando receberam o aval para reabrir, deverão garantir a segurança de funcionários e clientes.

 

Proteção, neste momento, é o melhor caminho.

Compartilhar agora
X