Rastro de objeto luminoso visto no céu em várias partes do Nordeste era lixo espacial, afirma Bramon

Um rastro de objeto luminoso que cruzou o céu na última sexta-feira (22) foi avistado em várias partes novidades e gerou curiosidades sobre o que tratava.

 

Muitos pensaram se tratar de um meteoro, mas de acordo com o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, as “bolas de fogo” na verdade são lixo espacial de um foguete chinês. A afirmação foi feita ao g1 PI.

 

“As análises preliminares apontam para a reentrada do estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China”, informou a Rede.

 

No Vale do São Francisco, o registro foi feito por diversos moradores e imagens começaram a circular pelas redes sociais. Apesar do susto, conforme o Bramon, o “risco é mínimo”, já que a maioria desses objetos acaba não resistindo à entrada na atmosfera terrestre e se desintegra antes de tocar o solo. A maior probabilidade é de que o material tenha caído no mar.

 

Compartilhar agora