Prefeitos Simão Durando e Andrei Gonçalves mostram-se otimistas com futuro anúncio do pacote de compensação ao tarifaço

Na última quarta-feira (6) ocorreu o encontro de prefeitos de todo país com o vice-presidente Geraldo Alckmin, para tratar do tarifaço americano. Os prefeitos Simão Durando e Andrei Gonçalves, marcaram presença e demonstraram otimismo após anúncio de um pacote de compensação do governo ao tarifaço americano.

 

“Aqui eu quis me ater aos produtos perecíveis que não podem esperar, esse contingêciamento que ele vai apresentar. Também nessa parte do consumo por parte do governo federal dessa nossa fruta, da manga e uva, para que seja consumido no mercado interno o quanto antes,” pontuou Simão, prefeito de Petrolina.

 

Segundo informações, a ideia do governo é focar o pacote de compensação no socorro aos setores mais afetados no Brasil, especialmente o agronegócio.

 

Parte do plano deve envolver um programa para compra governamental de produtos que seriam escoados para o território americano, principalmente de perecíveis, como pescados, frutas e mel.

 

Em outra frente, o Ministério da Agricultura estuda aumentar a exigência de produtos naturais na fabricação de sucos, iogurtes e sorvetes industrializados.

 

O pacote deve prever ainda uma linha de crédito viabilizada pelo BNDES para pecuaristas e agroindústrias, com juros subsidiados pelo tesouro. Com finalidade de financiar capital de giro e abertura de mercados alternativos.

 

A nova linha de crédito teria uma carência e prazo alongado de pagamento. Como o BNDES opera em parceria, a verba é direcionada a vários agentes financeiros para viabilizar a tomada do crédito.

 

O prefeito de Juazeiro, Andrei, pontuou que confia no trabalho do Governo Federal.

 

“Sigo confiante de que com o Governo Federal atuando de forma alinhada e mantendo o diálogo com os Estados Unidos, vamos superar esse momento.”

 

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Compartilhar agora