PIX Saque e PIX Troco: entenda as novidades que começam a valer hoje

Começam a funcionar nesta segunda-feira (29) duas novas modalidades de PIX: PIX Saque, que permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais, e o PIX Troco, que também permitirá o saque, mas associado a uma compra ou à prestação de um serviço. A oferta dos novos produtos, no entanto, é opcional e depende de adaptação dos sistemas das lojas. O limite máximo das transações do PIX Saque e do PIX Troco é de R$ 500,00 durante o dia, e de R$ 100,00 no período noturno (das 20 horas às 6 horas), segundo o Banco Central.

 

No Pix Saque, os clientes poderão realizar o resgate de dinheiro de suas contas a partir de qualquer instituição participante do sistema de pagamento, seja caixas eletrônicos ou estabelecimentos comerciais credenciados. No caso de lojas, o cliente precisará fazer um Pix para o agente comercial. Na sequência, a partir da leitura de um QR Code, poderá receber o dinheiro como um saque do serviço.

 

Na modalidade de troco, o funcionamento é praticamente o mesmo. A única diferença é que nessa opção o saque de recursos em papel-moeda pode ser feito no momento do pagamento de uma compra no estabelecimento. Portanto, o Pix é contado no valor total (compra + saque). Os serviços são gratuitos e permite até 8 operações por mês.

Compartilhar agora
X