O que se sabe sobre o caso suspeito de varíola dos macacos em Juazeiro?

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) notificou o primeiro caso suspeito da varíola causada pelo vírus Monkeypox – a varíola dos macacos – no município. O caso suspeito foi notificado nesta quinta-feira (4) e trata-se de um paciente de 32 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem para os estados de Minas Gerais e Maranhão.

 

O paciente apresenta sintomas leves da doença e encontra-se em isolamento domiciliar. Foram coletadas amostras pelo Lacen, que serão enviadas para laboratório de referência. O paciente e os seus contatos estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Sesau. Eles foram orientados quanto às medidas de prevenção e controle da doença.

 

No dia 1º de agosto chegou ao conhecimento da Sesau uma notificação de um possível caso suspeito, que logo foi descartado. O caso não se enquadrava nas definições de caso suspeito e as lesões eram características de varicela, segundo a Sesau, que reforçou que não há nenhuma confirmação de casos da doença e tampouco transmissão comunitária na cidade. Toda e qualquer informação oficial será divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhar agora
X