MUDANÇAS NO ENEM: prova nacional terá modificações a partir de 2024 em decorrência do Novo Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou em votação nesta segunda-feira (14) o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2024. A mudança ocorre por causa da implementação do Novo Ensino Médio, onde os alunos poderão escolher e focar na área que desejam cursar na graduação – se o estudante quer seguir na área de Ciências Sociais, toda a sua grade curricular será com matérias desse campo de atuação.

 

Atualmente o ENEM é composto por 180 questões de múltipla escolha, sendo 90 em cada dia de prova e uma redação dissertativa-argumentativa. O esperado para o novo formato é que a prova tenha de 80 a 90 questões e a redação no primeiro dia. Já o segundo momento será interligado com o que o estudante buscou se aprimorar no ensino médio. “A complexidade do Enem reside na segunda etapa do exame que avalia a parte diversificada, os itinerários formativos. É nela que o novo Ensino Médio enfrentará o seu maior desafio em relação aos objetivos de flexibilidade e diversificação do sistema”, diz trecho do documento aprovado pelo CNE.

 

O candidato deverá escolher uma entre quatro áreas para fazer a prova. São elas: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.⠀

 

Foto: Getty Images

Compartilhar agora
X