Ministério da Justiça determina suspensão da venda de Iphone sem carregador e aplica multa milionária à Apple

O Governo Federal do Brasil determinou a suspensão das vendas dos aparelhos de Iphone sem carregador, nesta terça-feira (6). O despacho já foi publicado no “Diário Oficial da União” (D0U) e aplicou multa de 12 milhões à Apple caso a empresa ainda comercialize os celulares sem os componentes de adaptador e cabo para carregar o aparelho.

 

“Aplicação de sanção de multa no valor de R$ 12.274.500, cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria”, diz a nota do DOU.

 

Em outubro de 2020, a Apple deixou de incluir o carregador após anunciar o novo Iphone 12, dizendo que a decisão faz parte de “seus objetivos ambientais”. Em fevereiro de 2021, o próprio ministério notificou a empresa e também a Samsung por não seguirem as orientações e não justificarem a falta de carregadores em seus celulares.

Compartilhar agora