Menino de 11 anos que fugiu sozinho da guerra entre Ucrânia e Rússia reencontra a mãe na Eslováquia

O menino de 11 anos que viralizou na internet após fugir sozinho da guerra entre a Rússia e a Ucrânia reencontrou a mãe na Eslováquia. Ele foi obrigado a deixar o território ucraniano no dia 5 de março sem os familiares que não puderam cruzar a fronteira. Hassan Al-Khalaf saiu de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, carregando apenas uma mochila, um saco plástico, o passaporte e um número de telefone escrito na mão.

 

Segundo publicação da polícia da Eslováquia no Facebook, o garoto precisou deixar a Ucrânia sem os parentes, que preferiram ficar para cuidar da avó da família. Na segunda-feira (14), no entanto, o restante dos familiares também conseguiram sair da Ucrânia em um comboio, com destino a Bratislava, com outros refugiados, após um bombardeio da Rússia. A mãe de Hassan conseguiu cruzar a fronteira ucraniana nesta semana acompanhada da avó do garoto e um cãozinho de estimação.

 

Elas foram recebidas pela guarda da fronteira e já passaram pelos trâmites migratórios em busca de um refúgio no país – dez dias após o Hassan passar pelo mesmo caminho, sozinho. Hassan chegou à Eslováquia no início de março, atraindo grande atenção da mídia depois que a polícia local postou a história em sua página no Facebook, chamando-o de herói após sua longa viagem. Antes do reencontro, Hassan chegou a participar de um evento na capital Bratislava que pedia a paz no território ucraniano e contou sobre a experiência.

 

Foto: Cortesia/Polícia da Eslováquia

Compartilhar agora
X