Médicos do Núcleo GA/Petrolina participam do maior Congresso Nacional de Tecnologia em Implantes Hormonais e prometem novidades para o Vale do São Francisco

No último final de semana aconteceu o maior evento de terapia hormonal do Brasil, o 7º Encontro Nacional de Tecnologia em Implantes Hormonais (ENATIH), no Ecoresort Tivoli, Praia do Forte, em Salvador–BA. E contou com as palestras do Dr. Gabriel Almeida e Dr. Vinicius Carruego, do Núcleo GA/Salvador; e participação da Dra. Carolina Almeida, e do Dr. Caio Saraiva, médicos do Núcleo GA/Petrolina.

 

Com o intuito de discutir as novidades e estudos a respeito do tema, na ocasião foram prestadas homenagens ao grande mestre dos implantes hormonais, o cientista baiano e professor, Elsimar Coutinho. Ele deixou um vasto legado dos implantes hormonais e foi pioneiro na utilização e no desenvolvimento de novas técnicas, de novas substâncias que a cada dia foram aprimoradas, permitindo com que os implantes hormonais sejam eficazes e seguros.

 

Entre os palestrantes estavam dois médicos do Núcleo GA, o próprio Gabriel Almeida, médico cirurgião geral, que atua na restauração do equilíbrio nas áreas de qualidade de vida e emagrecimento saudável. E o Dr. Vinicius Carruego, ginecologista, esclarecendo que para algumas das doenças ginecológicas, por exemplo, a endometriose ou a síndrome de ovários policísticos, a base do seu tratamento deve ser a anti-inflamação, pois, por vezes é necessário perder peso, melhorar o estilo de vida, os níveis de insulina, para que haja uma repercussão positiva até mesmo sobre alguma dessas doenças ginecológicas.

 

Para o Dr. Gabriel Almeida, que tem amplo conhecimento no assunto, e que grande parte dos artigos mencionados já são utilizados em suas aulas da pós-graduação, em Ciências da Obesidade e Sarcopenia, o evento é importante pelo contato e interação com os autores dessas obras.

 

“Hoje, toda a minha equipe é composta por médicos que estão em constante atualização científica, por isso, participamos do ENATIH. Foi com muito prazer que recebi o convite para ser palestrante, para falar dos desafios do tratamento da obesidade, pois muita gente acredita que é necessário entrar com a terapia hormonal logo de início, mas, antes disso é necessário estabilizar os níveis de insulina, controlar o apetite, melhorar a ansiedade e outros inúmeros fatores adjacentes à obesidade. É muito importante essa presença, pelo networking, para conhecer os autores dos artigos, interagir, tirar dúvidas. E logo teremos mais novidades no Núcleo GA/Petrolina. Eu e a doutora Carol estamos organizando uma equipe de médicos de outras especialidades para que o tratamento seja cada vez mais completo”, disse o médico.

 

A Dra. Carolina Almeida, médica referência em emagrecimento, responsável pelo Núcleo GA/Petrolina também participou do evento e salientou a importância da atualização constante da aprendizagem e da sua aplicabilidade na prática.

 

“Para mim foi um momento muito especial, de conhecimento, de homenagens ao professor Elsimar Coutinho, de discutir novas ideias, novos projetos com os colegas. Ainda que a gente consiga acompanhar toda essa evolução através dos artigos científicos, ouvir isso dos palestrantes é muito estimulante. Estou muito empolgada para as novidades que estão por vir, como alguns hormônios que habitualmente só eram administrados por via oral ou intramuscular, e passam a ter, também, a tecnologia dos implantes hormonais. Mas, por enquanto, vamos ter que esperar até que eles sejam regulamentados e comercializados oficialmente, pois já estão consolidados pela literatura científica, mas precisam da liberação para sua comercialização sob forma de implantes”, revelou.

Compartilhar agora