
Justiça condena empresa por divulgar acidente de funcionário como vídeo de humor no tiktok, entenda:
Uma empresa de distribuição de mármores e granitos, de Manaus, foi condenada a pagar indenização após expor no TikTok o acidente de trabalho sofrido por um funcionário em tom de deboche.
Segundo informações, o funcionário, que era ajudante de motorista e trabalhava há seis meses na empresa. O acidente foi gravado e publicado na internet pelo próprio patrão. O vídeo trazia uma trilha sonora humorística e foi considerado pela 6ª Vara do Trabalho de Manaus uma forma de ridicularizar a situação do trabalhador.
No julgamento, o juiz do trabalho lgor José Cansanção Pereira destacou que a atitude do empregador demonstrou “uma completa falta de empatia, responsabilidade e noção ética”. Ele destacou que um acidente de trabalho é uma situação crítica, capaz de causar dor, sofrimento e até sequelas permanentes.
Conforme o magistrado, ainda que a empresa alegue ter removido rapidamente o vídeo da rede social, isso não eliminou o risco de viralização nem diminuiu a humilhação sofrida pelo trabalhador.
Na sentença, o juiz condenou a empresa ao pagamento de R$ 15 mil por danos morais pela exposição do acidente no TikTok e R$ 10 mil pelo acidente de trabalho, uma vez que não foi comprovado o fornecimento de equipamentos de proteção ao trabalhador.
Também determinou o reconhecimento do vínculo empregatício, a assinatura da carteira de trabalho, o pagamento das verbas rescisórias e o vale-transporte, por falta de comprovação de quitação.
Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Freepik