Juazeiro já atingiu pico de casos da covid-19 e em Petrolina deve acontecer no dia 21 de agosto, diz pesquisa da Facape

Uma pesquisa do Colegiado de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) aponta que o município de Juazeiro-BA já atingiu o pico de casos da covid-19, enquanto que em Petrolina-PE isso deve acontecer no dia 21 de agosto. O resultado foi obtido com base nos estudos matemáticos que consideram a evolução dos números desde o início da pandemia na região.

 

Em entrevista ao G1, o coordenador da pesquisa, professor João Ricardo de Lima, disse que o pico foi alcançado em Juazeiro no dia 8 de agosto. Em Petrolina, isso deve acontecer nos próximos dias. A estimativa é que até o dia 16 de agosto, a cidade chegue aos 3.800 casos da covid-19. Segundo o professor, o pico está relacionado à velocidade de crescimento dos novos casos. A análise é feita a partir da quantidade de casos diários, a quantidade de testes e o índice de isolamento social.

 

Ainda segundo o professor, a média móvel calculada em Petrolina até a terça-feira (11), quando foram divulgados os últimos dados, é de 64 novos casos diários de pessoas com o novo coronavírus. A média móvel calculada nesta pesquisa é comparada nos últimos 7 dias. Há sete dias, a média móvel era de 66 novos casos, depois caiu para 64, se mantendo ainda estável. A média móvel de óbitos na cidade está em 0,86 novos óbitos. Há sete dias, a média era 0,71, de acordo com a pesquisa.

 

O coordenador da pesquisa também ressalta que o isolamento social continua sendo importante. Segundo ele, o índice que se conseguiu em Petrolina ficou muito baixo do esperado, sendo insuficiente para diminuir a velocidade que os casos estavam crescendo. Sobre a reabertura de bares e restaurantes para atendimentos presenciais em Petrolina, assim como já está acontecendo em Juazeiro, o pesquisador disse à publicação que considera que é melhor aguardar, visto que é um setor mais delicado e que expõe as pessoas mais facilmente.

*com informações do G1

Compartilhar agora
X