
Jecana do Capim: Corrida de Jegues faz sucesso no Brasil por valorizar animal comum no Nordeste
Com mais de 52 anos de história, a Corrida de Jegues de Petrolina é um sucesso nacional desde a sua primeira edição. O evento, que promove a afirmação da identidade cultural e incentiva a valorização e permanência das pessoas no interior da região, acontece na comunidade do Capim, localizada a cerca de 20 km da cidade de Petrolina.
O festejo já foi prestigiado até mesmo pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que participou da festa em 1986 como uma das atrações musicais.
De sexta-feira (06) até domingo (08), a Jecana completa mais um ciclo na história de Petrolina, com a realização da sua 52ª edição. O momento é marcado por diversão, criatividade e leveza, com a tradicional corrida de jegues, o concurso do jegue mais estiloso, o Jegue Fashion, e o matuto mais criativo.
Em Petrolina, a pesquisadora Maria Brito relatou, em 1992, que a relação da cidade com a homenagem ao jegue já acontece desde os anos quarenta, mas foi em 1972 que ela se oficializou e ganhou notoriedade com a criação da Jecana do Capim.
Em mais uma edição, o evento promete atrair mais de 20 mil pessoas para prestigiar essa tradição. Além das disputas, a programação conta com muito forró: na sexta (6), o início do evento acontece a partir das 19h com a missa na igreja católica do Capim, seguida por uma quermesse com barracas de comidas e bebidas típicas.
No sábado (7), após o futebol da comunidade do capim, começa o “Forró do Poeirão”, que vai contar com shows da banda Malla 100 Alça e os cantores Arthurzinho e Túlio Duarte.