Homem é internado após sofrer “overdose” de vitamina D; entenda e fique atento

O excesso de substâncias como a Vitamina D que, quando necessárias, são benéficas, podem também prejudicar a saúde. Um estudo publicado na revista The British Medical Journal relatou o caso de um homem que precisou ser internado porque sofreu uma “overdose” de vitamina D. A hipervitaminose D é uma condição conhecida e potencialmente grave que está em crescimento, segundo os autores.

 

No artigo, eles relatam o caso de um homem de meia-idade que foi encaminhado ao hospital pelo médico de família ao se queixar de vômitos recorrentes, náuseas, dor abdominal, cãimbras nas pernas, zumbido nos ouvidos, boca seca, aumento de sede, diarreia e perda de peso acentuada. Os sintomas o incomodavam havia três meses e tiveram início depois que ele começou a usar um conjunto de suplementos vitamínicos, aconselhado por um terapeuta nutricional.

 

Segundo os autores do estudo, o homem estava consumindo altas doses de mais de 20 suplementos de venda livre todos os dias. Uma vez que os sintomas se desenvolveram, ele parou de tomar o coquetel, mas as complicações não desapareceram: a concentração de vitamina D estava sete vezes acima do nível necessário. Os testes também indicaram que os rins do paciente não estavam funcionando corretamente.

 

O homem ficou no hospital por oito dias, durante os quais recebeu fluidos intravenosos para limpar o organismo. Dois meses após a alta, o nível de cálcio voltou ao normal, mas o de vitamina D ainda estava anormalmente elevado. As taxas recomendadas de vitamina D podem ser obtidas a partir da dieta (por exemplo, com o consumo de cogumelos selvagens e peixes oleosos), da exposição à luz solar e de suplementos. *com informações do Correio Braziliense

 

foto: Pixabay

Compartilhar agora