
Guilherme Coelho, da Abrafrutas alerta sobre impacto das tarifas dos Estados Unidos sobre a safra de manga brasileira
Nesta última terça-feira (15) o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, afirmou após reunião com o governo, que o impacto das tarifas dos Estados Unidos sobre a safra de manga brasileira é imediato.
Segundo ele, a regiāo do Vale do São Francisco, responsável por 90% da produção nacional, já se organiza há meses para exportar a fruta aos EUA.
“Temos hoje cerca de 2,5 milhões de hectares de frutas e 5 milhões de empregos. Mas, neste momento, o que mais nos afeta éa safra de manga para os Estados Unidos. São 2,5 mil containers(…) Estamos em pane, porque não sabemos o que fazer. Essa safra foi planejada há seis meses, já temos embalagens, navios e compradores prontos. Já está tudo organizado, e isso engloba os grandes, os pequenos e os médios produtores”, afirmou Coelho.
O presidente também elogiou a reação rápida do governo brasileiro, mas cobrou urgência.
“Não podemos pegar essa manga e jogar na Europa. O preço vai desabar e não há logística para isso. Não podemos colocar essa manga no Brasil, porque o mercado vai colapsar. Urge uma definição, urge o bom senso. Não podemos deixar manga no pé nem provocar desemprego em massa.”
Veja o vídeo:
https://www.instagram.com/reel/DMKvYRQA7Fa/?igsh=MXh4NGo3bDkwMDZ3ag==
Fonte: G1
Vídeo: Reprodução