Guarda Municipal que agrediu ambulante pode ser afastado da instituição; entenda

No último domingo, 12, durante uma ação solidária, um Guarda Civil Municipal foi flagrado agredindo um homem com um soco no rosto na Praça Dom Malan, em Petrolina/PE. No vídeo que circula nas redes sociais é possível perceber que um dos guardas aborda o homem (o qual provavelmente seria um ambulante) e cobra dele a nota fiscal. O rapaz reclama da forma como o guarda tocou no seu ombro, alegando estar machucado. Nesse momento, o guarda desfere um forte soco no rapaz, que joga areia no guarda e depois corre para fugir de outras agressões.

 

Em nota, a Secretaria Executiva de Segurança Pública disse que o Guarda Civil Municipal seria ouvido nesta segunda-feira, 13, e que poderia ser afastado de suas atividades até que seja concluído os processos administrativos. A declaração segue dizendo que a instituição é “respeitada pela população e referência para todo o Nordeste do Brasil” e que “sempre prezou pela ordem e proteção de todos os cidadãos petrolinenses, não aceitando nenhuma conduta que fuja da legalidade e da garantia dos direitos coletivos”. Com informações do Carlos Britto. 

 

Veja a nota na íntegra:

 

A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina informa que será aberto procedimento administrativo sobre a conduta do guarda Civil Municipal envolvido em um caso registrado de abordagem no centro da cidade. O agente será ouvido nesta segunda, 13, e poderá ser afastado da atividade operacional até que sejam concluídas todas as apurações.

 

A Guarda Civil Municipal é uma instituição respeitada pela população e referência para todo o Nordeste do Brasil. Sempre prezou pela ordem e proteção de todos os cidadãos petrolinenses, não aceitando nenhuma conduta que fuja da legalidade e da garantia dos direitos coletivos.

 

Por isso, qualquer atitude que desonre o corpo da Guarda Civil Municipal será devidamente apurada e fortemente corrigida. A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Petrolina reitera que é contra qualquer ato de violência.

 

Compartilhar agora