
Grupo Sereias do Rio provoca reunião com a Marinha para fortalecer segurança no São Francisco
A Capitania Fluvial de Juazeiro realizou, nesta terça-feira (27), uma reunião com representantes de clubes de natação, empresas de caiaque, pilotos de moto aquática, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Juazeiro e demais usuários do Rio São Francisco.
O encontro foi provocado pelo grupo Sereias do Rio, que levou à Marinha a necessidade de criar um espaço de diálogo entre quem vive e ama o Velho Chico.
O Capitão de Corveta Zanoni, novo Capitão dos Portos, avaliou positivamente o encontro e destacou a importância desse diálogo.
“Hoje realizamos uma reunião muito produtiva com representantes dos clubes de natação, empresas de caiaque, Secretaria Municipal, Corpo de Bombeiros e demais usuários do Rio São Francisco na cidade de Juazeiro. O encontro reforçou a importância desse diálogo permanente entre a Marinha e as entidades que utilizam o rio, permitindo compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelos utilizadores e, assim, fortalecer a cooperação. Essa aproximação contribui para estreitar laços, ampliar a consciência de segurança e possibilitar que a Marinha atue de forma ainda mais efetiva em prol da navegação segura e da proteção da vida humana.”
O capitão dos Portos, aproveitou para reafirmar que a orla de Juazeiro carece de uma sinalização voltada à segurança de banhista e embarcações, conforme previsto no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (§1° do art. 5° da Lei n. 7.661/1988), e envolve competências atribuídas a diferentes esferas da administração pública. O fortalecimento dessas medidas pode contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e para a proteção das áreas ribeirinhas.
O Major Meunas, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia, também reforçou o compromisso da corporação com a segurança dos usuários do rio.
“O Corpo de Bombeiros de Juazeiro apoia toda e qualquer iniciativa que vise salvaguardar a segurança de banhistas.”