Governo Federal pede registro de mais uma vacina brasileira contra Covid-19

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (26) que uma candidata a vacina contra a Covid-19 apoiada pelo governo federal solicitou na quinta-feira (25) autorização para testes em voluntários.

 

Segundo o ministro, a candidata a vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O nome do imunizante é Versamune®️-CoV-2FC, e segundo o governo a pesquisa é coordenada pelo pesquisador Célio Lopes Silva, da Faculdade de Ciências Médicas da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology Corporation.

 

“Os resultados dos estudos não-clínicos (toxicidade e imunogenicidade) obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade para ser um sucesso nacional e global no controle da Covid-19”, informou o Ministério da Ciência, em nota. “A vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico – imunidade humoral, celular e inata, induzir memória imunológica e proteção de longo prazo”, informou o governo federal.

 

Pontes afirmou que o governo federal investiu em 15 protocolos de pesquisa de uma nova vacina contra a Covid-19 e uma delas, desenvolvida no interior de São Paulo, está em estágio mais avançado.

 

Nesta sexta (26), o Governador de São Paulo, João Doria e o Instituto Butantan também oficializaram pedido à Anvisa da Butanvac, vacina contra a Covid-19 100% brasileira, veja mais aqui

Compartilhar agora
X