Forró, animação e valorização das tradições juninas marcam período letivo em escolas da rede municipal de Juazeiro

Escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro estão desenvolvendo projetos educativos com a temática junina, com o objetivo promover o resgate e valorização da cultura local. Nesta segunda-feira (20), a Escola Municipal Professora Haydée Fonseca Falcão, localizada no bairro João Paulo II, trouxe para o ambiente escolar, o sanfoneiro Wanderley do Nordeste, que realizou apresentação musical na unidade de ensino.

 

Na ocasião, alunos, professores e equipe gestora da escola cantaram e dançaram músicas religiosas no ritmo de forró, e reforçaram a tradição dos festejos juninos através da atividade que integra o projeto “Arraiá Raízes da Nossa Terra”, desenvolvido com alunos do 1º ao 9º ano. A iniciativa homenageia cantores, repentistas, pintores e outros profissionais que enriquecem a cultura popular no município.

 

O aluno Wesley Rian da Silva Souza participou do momento e aprovou a iniciativa. “Achei muito legal, eu nunca tinha visto Wanderley do Nordeste. Gostei muito de ter conhecido um pouco das músicas dele”, informou o aluno que também ressaltou a importância do projeto junino.

 

Já a vice-gestora da escola, Adriana Menezes dos Santos, explicou que a atividade letiva é a continuidade do projeto “Arraiá Raízes da Nossa Terra”, que iniciou em 11 de junho e que segue até o aniversário de Juazeiro, em julho. “Vamos fazer em duas etapas, São João e aniversário da cidade, quando retornarmos. Está surtindo efeito, os alunos estão gostando muito e a escola está animada e agitada. Escola é isso, tem que ter vida, animação”, explicou a gestora.

 

Mais comemorações

 

Além da Escola Municipal Professora Haydée Fonseca Falcão, durante o mês de junho, outras unidades de ensino também estão realizando atividades pedagógicas alusivas à temática. Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei), as crianças participaram de uma atividade lúdica sobre o artista da região, Silas França, na qual foram destacados o acordeom e o ritmo forró.

 

Paralelo às atividades, algumas escolas da rede municipal também já estão realizando as comemorações do período junino, com muita animação e comidas típicas do período.

Compartilhar agora
X