
Estudo alerta que uso de celular no banheiro aumenta em 46% o risco de hemorroidas
Se você gosta de ler notícias quando vai passar um tempo sentado no vaso ou perde a noção do tempo utilizando as redes sociais durante a ida ao banheiro, saiba que está correndo um grande risco.
De acordo com pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Escola Médica de Harvard, isso está associado a chances 46% maiores de ter hemorroidas.
O estudo, publicado na revista científica PLOS One, também descobriu que quem usa o celular no banheiro gasta mais tempo nisso. Mais de um terço das pessoas fica sentado por mais de cinco minutos por visita, em comparação com apenas 7% dos que não usam celular no banheiro. Alguns usuários relataram passar de 11 a 15 minutos ou até mais de 15 minutos no banheiro por ida.
Os pesquisadores entrevistaram 125 adultos que estavam passando por exames de colonoscopia de rotina de janeiro a dezembro de 2024. Entre todos os participantes, 66% afirmaram utilizar o celular enquanto estavam no banheiro, e 43% tinham hemorroidas visíveis durante o exame.
Ainda, segundo a pesquisa, quem usa o celular quando vai ao banheiro tende a ser mais jovem, com média de idade de 55,4 anos, em comparação com 62,1 anos para os não usuários. Eles também se exercitam significativamente menos do que pessoas que não usam celulares no banheiro.
Fonte: Folha PE
Foto: Freepik