Estudo afirma que é normal ficar irritado quando está com fome; entenda

Atire a primeira pedra quem nunca ficou irritado ou com raiva e depois descobriu que era fome. A emoção é tão comum que existe um festival de memes fazendo piada da situação e até mesmo um termo em inglês chamado “hangry”, uma associação das palavras “hungry” (faminto, em tradução livre) e “angry’ (que pode significar bravo, irritado ou com raiva, em tradução livre). Um novo estudo, liderado por cientistas do Reino Unido e da Áustria, descobriu que a associação entre a sensação de fome e a presença de emoções negativas é real.

 

Os resultados, publicados na revista Plos One, mostraram que a fome estava associada a sentimentos mais fortes de raiva e irritabilidade e níveis mais baixos de prazer. Depois de analisar os números, os pesquisadores determinaram que a fome era responsável por 37% da variação da irritabilidade, 34% da variação da raiva e 38% da variação de prazer registradas pelos participantes. A pesquisa também revelou que essas emoções negativas são causadas tanto pela sensação real de fome quanto pela vontade de comer.

 

A pesquisa não propõe novas soluções para o problema, mas, segundo o líder do estudo, o psicólogo social da Universidade Anglia Ruskin, Viren Swami, ser capaz de reconhecer e rotular a emoção já pode ajudar. Afinal, uma vez que as pessoas reconhecem que estão irritadas porque estão com fome, há uma solução simples para se sentir melhor: comer algo rápido. As informações são do Jornal O Globo. 

Compartilhar agora