Em Petrolina, empresário alerta para golpes que usam seu nome há 4 anos

A aproximadamente 4 anos o empresário Aurélio Cavalcante, tem o seu nome usado por criminosos para aplicar golpes nas cidades de Juazeiro e Petrolina. De acordo com morador de Petrolina, números telefônicos diversos utilizam uma foto dele ou da empresa em que ele trabalha e outras pessoas entram em contato com as vítimas se passando por ele.

 

Na ação, os criminosos enviam mensagens escritas ou de voz, em que inicialmente a ideia é comprar algo de qualquer natureza. Depois, eles aplicam o golpe dizendo que têm moedas ou que estão precisando de dinheiro e pedem para transferir para contas em nome de outras pessoas.

 

“O pior é que boa parte termina mandando dinheiro para o bandido. O alerta que eu faço é que eu não faço compras por telefone e nem peço dinheiro a ninguém. Se alguém se passar por mim querendo comprar produtos ou serviços, não acredite, isso é um golpe”, avisa Aurélio, para evitar que mais pessoas sejam lesadas por golpistas.

 

O empresário já registrou vários Boletins de Ocorrência nas delegacias de Juazeiro e Petrolina, mas os mesmos golpes ainda se repetem.

 

Para tentar se proteger de golpes como esse, além do Boletim de Ocorrência a vítima deve colocar a sua foto do WhatsApp e outras redes sociais em modo privado, apenas para amigos que o seguem. Também é aconselhável que ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça. Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas. Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.

 

Já para quem recebe as mensagens com a tentativa de golpe como se fosse Aurélio que envia, o ideal é que, antes de fazer qualquer coisa, como uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, buscando pelo número dela que você já tem em seu aparelho. Se você chegou a enviar algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avise a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes e faça o Boletim de Ocorrência. E entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e saber se consegue ter seu dinheiro de volta.

Compartilhar agora