ELEITO: Biden é o novo presidente dos EUA; saiba os possíveis impactos dessa vitória no Brasil

O democrata Joe Biden é 46º presidente dos Estados Unidos. Em uma disputa bastante acirrada com o atual presidente republicano Donald Trump. Projeções das TV´s americanas dão como certa a vitória de Biden, que conquistou êxito na Pensilvânia, o que garantiu o acréscimo de 20 delegados, dando um total de 273. Os estados de Nevada, Alasca, Geórgia, Carolina do Norte e Arizona ainda prosseguem com a apuração.

 

Foi uma disputa pra lá de emocionante. Ao longo do dia, os centros das atenções se viraram para a Geórgia, Pensilvânia e Nevada, Estados considerados mais importantes para definir a disputa eleitoral. Houve diversas reviravoltas ao longo da apuração. A campanha de Trump divulgou um comunicado reforçando que contestará a eleição. O atual presidente chegou a pedir recontagem de votos em Wisconsin e tentou suspender a apuração na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan.

 

Qual o impacto da vitória de Biden no Brasil?

 

De acordo com especialistas, um dos principais impactos seria nas relações diplomáticas com o Brasil, que corre risco de esfriar. Especialistas falam da perca da política de camaradagem que existe hoje entre Trump e o presidente Jair Bolsonaro. O democrata, por exemplo, vem com agendas que não são prioritárias para o governo brasileiro, como direitos humanos e meio ambiente, o que pode gerar o que especialistas chamam de “isolamento inicial”.

 

Biden também deverá aumentar o peso do multilateralismo na política externa americana, com foco em questões ambientais, o que, consequentemente, pode aumentar a pressão externa sobre o Brasil, já que o democrata expõe publicamente seu compromisso geral com o meio ambiente e com a Amazônia em particular.

 

Apesar de tudo, a troca de comando nos EUA não deve ter impacto significativo no comércio exterior ou no rumo de acordos e negociações em andamento. Portanto, será uma mudança mais ideológica. Em termos estruturais profundos e comerciais, não deve mudar muita coisa.

Compartilhar agora
X