Documentários abordam histórias, patrimônios históricos e a cultura das cidades de Petrolina e Juazeiro

Memórias que cercam o patrimônio material das cidades de Petrolina e Juazeiro, no Sertão do São Francisco, narradas a partir do depoimento de ilustres personagens, estão registradas nos documentários “Travessias” e “EntreCidades”, da Nu7 Produções, coletivo audiovisual independente do Vale do São Francisco. Dois filmes de média metragem que estão disponíveis, gratuitamente, no canal do YouTube do coletivo: https://linktr.ee/nu7producoes.

 

O primeiro deles, “Travessias”, que foi escrito e dirigido por Cleriton F. Alves, gira em torno das famosas barquinhas, território flutuante comum que une os chãos de Petrolina e de Juazeiros. Além de abordar aspectos históricos da tradicional travessia, a partir da participação do professor e historiador Pablo Magalhães, a narrativa do documentário também se debruça em mostrar as relações afetuosas criadas em torno das barquinhas, como é o caso da fotógrafa Lizandra Martins e do barqueiro, Sr. Aprígio Nunes.

 

Em “EntreCidades”, dirigido e roteirizado por Joedson Silva, a proposta é um passeio pelas primeiras ruas de Petrolina e Juazeiro, tendo como cenário o patrimônio material, histórico e cultural das duas cidades. A narrativa do documentário é construída a partir de um bate papo descontraído entre a historiadora Márcia Galvão e o historiador Juscelino Ribeiro da Silva, que são provocados no caminho por esse patrimônio, que dão o tom da conversa sobre as memórias e constituição da Cultura local a partir dos povos originários, dos remeiros, do caatingueiro, do vaqueiro e das vastas riquezas da terra.

Compartilhar agora
X