Direito 5.0: Conheça as tendências que o profissional do futuro precisa estar atento

Dados fornecidos pelo Mapa do Ensino Superior no Brasil mostram que a busca pelo curso de Direito na Internet cresceu entre os anos de 2017 e 2020. No último ano, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) aprovou 117.214 novos advogados, o que equivale a 92 novos profissionais por dia útil do ano. Remuneração, diversidade de áreas de atuação, oferta de concursos públicos e o destaque que o judiciário ganhou na mídia nos últimos tempos podem ser apontados como fatores atrativos para esse interesse tão grande. Mas quem pretende ingressar nessa área precisa estar atento às transformações que estão acontecendo!

 

Mas afinal, o que é Direito 5.0? Diversos estudiosos da atualidade definem o momento que vivemos como Sociedade 5.0, também chamada de “sociedade super inteligente”, no qual tecnologias como impressão 3D, realidade aumentada, big data e internet das coisas (IoT) estão se tornando cada vez mais comuns na rotina das pessoas.

 

Segundo Edson Medeiros Luiz Branco, coordenador geral do curso de Direito da UniFTC, as principais mudanças na área do Direito estão relacionadas às novas dinâmicas sociais. “O ensino do Direito está caminhando para uma prática hands on, ou seja, as competências e habilidades esperadas para este profissional deverão ser tratadas desde o primeiro momento da faculdade, através de metodologias ativas e do protagonismo do seu próprio aprendizado”, comenta. “Dessa forma, esse aluno se tornará consciente quanto ao seu futuro profissional e quanto ao seu papel cidadão”, reforça o professor.

 

Conheça algumas tendências que devem revolucionar o mercado nos próximos anos:

 

Transformação digital

 

A tecnologia passou a integrar a rotina dos advogados, não apenas através das redes sociais, mas também com o surgimento de soluções para as necessidades dos profissionais, como softwares de gestão de processos e automatização. Essas mudanças abrem espaço para um novo perfil profissional, que precisa ser mais flexível e apto a lidar com as inovações. Logo, o jurista do futuro precisa ir além das normas jurídicas.

 

Cultura do Diálogo

 

De acordo com o professor Edson Luiz, existe atualmente uma discussão do ponto de vista jurisdicional de procurar as diversas dinâmicas para mediar, conciliar e fazer acordos, evitando a chamada “litigância”. O que se espera é que o profissional do futuro utilize meios alternativos para solucionar conflitos.

 

Interprofissionalismo

 

O trabalho colaborativo já é apontado como principal competência do profissional do futuro, como já mostramos aqui no blog. Dentro do ambiente jurídico, será cada vez mais recorrente o fortalecimento da divisão de tarefas e do trabalho com profissionais do Direito em caráter interdisciplinar.

 

Inovação

 

Um dos maiores impactos das transformações na área do Direito está no crescimento do empreendedorismo jurídico, que trouxe um novo jeito de encarar a advocacia. Isso ocorre pois, com o advento de novas tecnologias, surgiram também novas demandas e segmentos de atuação.

 

Uma dessas novas áreas, por exemplo, é a da Inovação, na qual os juristas podem atuar como consultores de empresas de tecnologia, as chamadas lawtechs e legaltechs, que se debruçam para resolver problemas pertinentes ao universo do Direito.

 

Direito do Futuro é na UniFTC!

 

A Rede UniFTC agora possui um novo curso de Direito, que busca formar profissionais antenados e aptos a utilizar novas tecnologias em sua profissão, pensando em um desenvolvimento humano harmônico.

 

Nosso novo curso de Direito 5.0 possui um modelo acadêmico de ciclo trimestral, permitindo quatro entradas ao ano, além de um desenho pedagógico de educação por competências, moderno e alinhado com o que existe de mais atual nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) e da OAB.

 

Com ênfase na realização de práticas jurídicas ao longo de toda graduação, antecipando vivências, favorecendo experimentações práticas e cotidianas do mundo do Direito, sem abrir mão de uma boa base teórica, o curso oferece uma experiência universitária que vai permitir a construção das habilidades necessárias para sua atuação no universo jurídico!

 

Clique aqui e agarre a chance de dominar o seu futuro!

Compartilhar agora
X