Defesa Civil dá dicas de como evitar possíveis afogamentos no rio

A Defesa Civil de Petrolina emitiu um alerta para que a população evite entrar no Rio São Francisco, em trechos de maior correnteza, para não correr o risco de afogamentos. Em alguns casos, segundo o órgão, após cinco minutos de submersão há um elevado risco de morte e sequelas neurológicas irreversíveis.

 

 

 

“Tinha muitos anos que não víamos o rio tão cheio, por isso a população precisa redobrar atenção. Se estiver em perigo mantenha calma, flutue e acene por socorro, não nade contra correnteza. Muito importante também não querer entrar na água para salvar quem está em perigo, porque a falta de treinamento pode fazer com que a pessoa se torne facilmente uma vítima”, alertou o secretário executivo de Defesa Civil, José Welton de Aquino.

 

 

Mesmo seguindo todas as orientações, acidentes podem acontecer. Ao menor sinal de perigo, é fundamental pedir socorro pelo 193, e seguir as instruções do atendente. “O mais importante é manter a calma e agir sem demora, cada segundo é crucial para o salvamento”, finalizou.

Compartilhar agora
X