COVID-19: Segunda dose da Astrazeneca será antecipada em Petrolina, entenda:

A Prefeitura de Petrolina irá antecipar a segunda dose da Oxford-Astrazeneca, uma das vacinas contra covid-19, para pessoas que receberam a primeira dose nos meses de abril e maio. A decisão foi pactuada em reunião com a Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE), composta por gestores municipais e estaduais.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a segunda dose da Astrazeneca deve ser administrada entre 60 e 90 dias após a primeira aplicação. A secretária executiva de Vigilância em Saúde e especialista em Saúde Pública, Marlene Leandro, reforça que é importante buscar a segunda dose para completar o esquema vacinal, porque a eficácia prometida pelos laboratórios foi determinada a partir de estudos e testes com duas aplicações do imunizante.

 

“A primeira dose da vacina irá fazer com que o sistema imunológico reconheça o antígeno, mas é a segunda dose que irá impulsionar a resposta imunológica eficiente na produção de anticorpos para combater o vírus. Além de aumentar a proteção contra a Covid-19″, afirma Marlene Leandro.

 

Cronograma

 

As pessoas que receberam a primeira dose em abril devem procurar os polos nos dias 8, 9 e 10. Já as pessoas que foram vacinadas entre os dias 1º e 10 de maio, a segunda dose estará disponível no domingo (11) e segunda-feira (12). Não é necessário fazer agendamento.

 

O município irá disponibilizar quatro polos: Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Escola 21 de Setembro, no José e Maria; e SESI, na Vila Mocó. Por meio de drive-thru, a vacinação será na Avenida Principal da Vila Eulália.

Compartilhar agora
X