Conhece o pop-it? Entenda por que especialistas apontam propriedades terapêuticas no brinquedo

Sucesso entre as crianças, o pop-it faz parte da categoria de “fidget toys”, brinquedos que ajudam no foco e na atenção, em tradução livre. Apesar de serem vendidos como algo que alivia o estresse de crianças, ainda faltam evidências científicas que comprovem essa hipótese. Por outro lado, o brinquedo manual é considerado uma alternativa saudável de entretenimento por trazer estímulos visuais e sensoriais, além de diminuir o contato com eletrônicos, um potencializador da ansiedade nas crianças, segundo os especialistas consultados pela CNN Brasil.

 

Pesquisadores dos Estados Unidos, por sua vez, estudam o efeito do brinquedo no transtorno de ansiedade em crianças e adultos, com resultados promissores. “O pop-it tem sim uma função terapêutica, alivia o estresse, a ansiedade, acalma. E para as crianças, em especial, tem cores e texturas que estimulam a visualização tátil, o foco, já que são brinquedos que as crianças usam com as mãos e as deixam ocupadas e relaxadas”, afirma a psicóloga Marilene Kehdi, especialista em psicologia clínica.

 

Kehdi explica que a interação com o brinquedo pode causar efeitos semelhantes em adultos e crianças, já que “o comportamento repetitivo tem a função de distrair e de tirar o foco do estresse”. “Este tipo de brinquedo pode ajudar crianças e adultos a eliminar a carga emocional, o que vem sendo importante no período de isolamento social”, afirma. Para a especialista, o maior benefício do pop-it é que ele tende a diminuir o tempo de exposição às telas, fator que costuma impulsionar a ansiedade infantil.

 

*com informações CNN

Compartilhar agora
X