Chesf anuncia redução na vazão em Sobradinho para 2.600 m³/s

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que vai reduzir, de 2.900 m³/se para 2.600 m³/s, a vazão (liberação de água) do Reservatório de Sobradinho, a partir do próximo sábado (21). Consequentemente, o volume do rio vai ficar menor. O motivo para a diminuição é que o armazenamento da UHE Luiz Gonzaga atingiu valor superior a 30% do seu volume útil, conforme pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

O aumento para 2.900 m³/s, maior volume dos últimos sete anos, quando o Reservatório enfrentou um longo período de estiagem, alterou o cenário paisagístico das margens do Rio São Francisco. A Ilha do Fogo, por exemplo, ficou quase que totalmente submersa; a água também invadiu a ciclovia na Orla Fluvial de Juazeiro. Na Ilha do Rodeadouro, as barracas ficaram submersas.

 

Entretanto, a situação mais grave foi registrada no Angari, comunidade ribeirinha situada na zona urbana da cidade, onde dalgumas famílias tiveram que deixar suas residências já que a água estava invadindo as casas. As famílias foram abrigadas nas casas de parentes e também na associação de moradores do bairro.

foto: Thiago Santos

Compartilhar agora
X