BOAS NOTÍCIAS: Proteína que impede evolução do câncer de próstata é descoberta nos EUA

Cientistas dos Estados Unidos descobriram uma proteína capaz de impedir a evolução do câncer de próstata. Olha que notícia boa em pleno Novembro Azul, campanha abraçada este ano pelo Só Notícia Boa para estimular homens a procurarem o médico urologista e fazerem o exame de prevenção. O estudo foi publicado na Cancer Research, da American Association for Cancer Research, na última sexta, 5. Cerca de um em cada oito homens terá câncer de próstata – o que o torna o câncer masculino mais comum, e afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos.

 

O novo estudo foi feito na Escola de Medicina da Universidade de Washington e identificou uma molécula de RNA que não deixa os tumores do câncer de próstata crescerem. Os cientistas descobriram que o câncer de próstata desenvolve maneiras de desligar essa molécula, a proteína de RNA, para permitir seu crescimento. O novo tratamento restaura o RNA e abre caminho para novos tratamentos.

 

 

A proteína chave que impulsiona o crescimento do tumor da próstata, o receptor de andrógeno, se liga à testosterona e estimula o crescimento do câncer. Estudando o trecho de DNA que codifica o receptor de andrógeno, os pesquisadores descobriram que uma seção da molécula de DNA próxima ao receptor de andrógeno produzia uma molécula chamada RNA longo não codificador.

 

Quando os cientistas implantaram em ratos amostras de tumor de próstata humano, o novo tratamento restaurou o chamado RNA longo, que se mostrou eficiente para aqueles que tem resistência às terapias hormonais. Eles descobriram que este longo RNA não codificador desempenha um papel fundamental na regulação do receptor de andrógeno e vice-versa. A droga, chamada (R) -9b, foi desenvolvida para atacar um aspecto diferente da biologia do câncer de próstata, em vez de apenas bloquear sua capacidade de se ligar à testosterona ou reduzir os níveis gerais de testosterona no corpo, como drogas atualmente aprovadas sim.

*com informações Só Notícia Boa

Compartilhar agora
X