BOAS NOTÍCIAS: Laser ultrapreciso remove câncer sem afetar células saudáveis

Cientistas escoceses desenvolveram um sistema de laser ultrapreciso que derrete células com câncer sem danificar as células saudáveis​. O tratamento revolucionário – feito na Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo – dispara o laser em pulsos, cada um medindo cerca de um trilionésimo de segundo.

 

Os disparos atingem as células doentes, mas evita que o calor seja transferido para as vizinhas – um grande obstáculo em trabalhos anteriores no campo: “Provamos em laboratório que nosso sistema de laser pode remover células cancerosas de uma forma que restringe os danos às células saudáveis ​​ao redor – na largura de um fio de cabelo humano”, disse o professor Jonathan Shepherd, que liderou o projeto, à SkyNews.

 

 

O professor Jonathan Shepherd disse que eliminou com sucesso as células do câncer colorretal em testes de laboratório e agora pretende estender a outros tipos de câncer: “Estamos ampliando nossa compreensão sobre o uso de lasers em cirurgia de câncer colorretal para aplicação clínica e trabalhando na adaptação para cânceres de cérebro, cabeça e pescoço, onde poderia ter enormes benefícios para os pacientes”, afirmou.

 

A previsão é de que o dispositivo esteja pronto para testes clínicos em três anos.

Compartilhar agora
X