BOAS NOTÍCIAS: Estudantes criam van que percorre mais de 700km usando energia solar

Um grupo de universitários da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, da Holanda, criaram uma van capaz de rodar até 730km através de energia solar, por 24h seguidas em 120km/h. A van, que é a primeira motorhome movida a energia solar do mundo, possui em seu teto, painéis solares e asas, que possui acesso a outros painéis. Eles alcançaram cerca de 17,5 metros quadrados de cobertura que geram energia para viver e dirigir.

 

O projeto tem o objetivo de demonstrar que veículos movidos a energia solar são extremamente eficazes, tanto para a funcionalidade, quanto ao meio ambiente, e independente da distância percorrida. O veículo foi projetado apenas para duas pessoas, incluindo espaços de cozinha com geladeira, sala de estar, cama, chuveiro e banheiro. “Stella Vita é uma casa sobre rodas autossustentável”, afirmaram a equipe de estudantes.

 

 

A casa móvel Stella Vita, que é permitida nas estradas da Holanda (já tem placa de licença), pode viajar até 730 quilômetros em 24 horas e atingir cerca de 120 quilômetros por hora. É possível cozinhar lá dentro. Feito para caber até duas pessoas, o inovador automóvel dispõe de cozinha com geladeira, área de estar, cama, chuveiro e toalete.

 

Além disso, o veículo gera energia solar suficiente para dirigir, tomar banho, assistir à TV, carregar laptop e fazer café dentro do veículo. Mas é equipado com um carregador de energia elétrica, em caso de emergência. Os motoristas e passageiros também podem rastrear a quantidade de energia usada e quanto resta no veículo. As notícias dizem que existe uma bateria de 60 quilowatts-hora, que permite viajar aproximadamente 600 milhas à noite, mesmo sem a presença do sol.

 

*com informações Planeta Pós-Pandemia e Pais e Filhos/UOL

Compartilhar agora
X