Bahia vai ceder 50 milhões de doses da Sputnik V para governo federal distribuir pelo Brasil

A Secretaria de Saúde da Bahia informou, nesta quinta-feira (4), que cedeu ao governo federal o direito às 50 milhões de doses da Sputnik V, que estavam previstas em um acordo com o fundo soberano russo, firmado em agosto do ano passado. De acordo com o órgão estadual, estão previstas para a Bahia cerca de 500 mil doses do imunizante até abril deste ano.

 

O governador do estado, Rui Costa se manifestou: “Desde sempre tivemos como objetivo salvar vidas em todo o Brasil, por isso negociamos um número muito superior aos 15 milhões de pessoas que vivem na Bahia”, disse.

 

O secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, reiterou que o acordo feito entre governo da Bahia e o fundo de desenvolvimento russo responsável pela vacina Sputnik V garantiu ao Brasil a prioridade no acesso a essas 50 milhões de doses. “Nós cedemos ao governo federal para que possa distribuir a todos os municípios do Brasil as 50 milhões de doses que foram garantidas inicialmente ao governo baiano”, declarou.

 

Ainda de acordo com a Sesab, o acordo tem contrato mantido em confidencialidade, mas o fornecimento está garantido independentemente das negociações do governo federal, que já anunciou interesse em adquirir as vacinas. A informação foi divulgada um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter dispensado a exigência de testes em voluntários no Brasil para liberação de vacinas.

Compartilhar agora
X