AVANÇO NA CIÊNCIA: Vacina personalizada contra o câncer tem resultados esperançosos, diz estudo

Uma vacina personalizada contra o câncer, produzida a partir do DNA do próprio paciente, alcançou resultados iniciais esperançosos em estudos clínicos do Clatterbridge Cancer Center, um dos principais centros de estudos médicos da Inglaterra. O estudo ainda é preliminar, com poucos participantes, e os resultados ainda não foram publicados em revista científica.

 

A vacina foi aplicada como tratamento complementar em cânceres de cabeça e pescoço, aqueles que acometem as regiões da boca, faringe (garganta), laringe e cavidade nasal, bem como a pele, glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região, além da glândula tireoide.

 

Nenhum dos oito primeiros pacientes vacinados teve recaída. Por outro lado, o câncer voltou em dois de oito pacientes que não haviam sido imunizados. Os participantes do estudo haviam completado o tratamento tradicional (cirurgia, quimioterapia e radioterapia), porém que apresentavam alto risco de recorrência da doença. Os resultados foram apresentados no Congresso americano de Oncologia Clínica, em junho.

Compartilhar agora