Após repercussão de matéria de que Recife teria “driblado” plano de vacinação, SES-PE esclarece:

Na noite da última sexta-feira (05), o Portal Zap repercutiu uma matéria publicada no site UOL, dando a informação que Recife teria se antecipado às cidades do interior pernambucano e começado a vacinação em idosos acima de 75 anos. O problema é que todas as cidades estão seguindo o plano de imunização, ou seja vacinando pessoas de 80 a 84 anos e com isso, a capital teria driblado o acordo.

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) entrou em contato com o Portal Zap, esclarecendo que as ações do Governo de Pernambuco são tomadas com base, estritamente, em critérios técnicos e científicos. O envio das doses das vacinas contra a Covid-19 para os municípios pernambucanos é feito de forma equânime, tendo como base os cálculos populacionais dos grupos prioritários do próprio Ministério da Saúde.

 

Neste sentido, a SES-PE esclarece que os gestores municipais podem avançar em suas ações de acordo com a realidade do seu território, a disponibilidade de doses e, principalmente, a organização do processo de vacinação, minimizando as perdas de doses e monitorando a evasão do público. Desta forma, municípios que estão tendo melhor controle neste processo, como Jaboatão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Recife, estão conseguindo ampliar o público de idosos protegidos.

 

Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde destaca que vai continuar realizando todas as ações necessárias para garantir a vacinação contra a Covid-19 na população pernambucana tão logo as doses sejam disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização.

Compartilhar agora
X