Alcymar Monteiro critica São João de Petrolina e diz que o festejo ‘está longe das tradições gonzagueanas’; entenda

O cantor Alcymar Monteiro, o Rei do Forró, disse que a grade dos festejos juninos de Petrolina é uma agressão e violência à verdadeira expressão da cultura nordestina, quando prioriza a presença de artistas que estão longe das tradições gonzagueanas do São João, representadas pela sanfona, o triângulo e a zabumba.

 

“Esse São João de Petrolina não é São João. É um verdadeiro festival de Breganês do Brasil. Fico indignado como uma cidade tão progressista, tão bonita, tão nordestina, promove um festival de horrores, só com duplas de breganejos, totalmente fora da realidade nordestina”, disse.

 

As atrações de Petrolina, segundo ele, não tocam forró, não têm sanfona, não têm zabumba, não têm triangulo. “Petrolina, infelizmente, encontrou uma maneira de deturpar nossas tradições, nossos valores. É uma tradução do mau gosto de quem não entende de ‘nordestinia’ e cultura popular”, afirmou.

 

Para o Rei do Forró, é muito triste ver o que está acontecendo em Petrolina. Segundo ele, a cidade está fora da realidade quando se trata da raiz do festejo junino e que “promove a destruição dos nossos valores, da nossa cultura, da nossa ‘gonzaguianidade”, disse. Para o artista o forró é a trilha sonora do São João e por isso merece respeito e valorização. “Temos nossos valores, nossas tradições, nossas traduções, que tem que ser respeitadas pelas autoridades. Quem não respeita as nossas tradições não têm condições nenhuma de administrar nossa cultura”, acrescentou. Com informações da RedeGN.

 

Foto: Divulgação

 

Compartilhar agora