Indonésia vacinará população jovem antes dos idosos, o que você acha? Entenda:

A Indonésia lançou um programa de vacinação em massa gratuito contra a Covid-19 em uma tentativa de impedir a propagação do vírus e fazer sua economia voltar a se aquecer. Mas o país está adotando uma abordagem diferente dos demais. Em vez de vacinar os idosos na primeira fase, depois dos trabalhadores da linha de frente, ela terá como alvo os trabalhadores mais jovens, com idade entre 18 e 59 anos.

 

O professor Amin Soebandrio, que faz parte de um conselho que assessorou o governo em sua estratégia de “juventude primeiro”, argumenta que faz sentido priorizar a imunização dos trabalhadores — aqueles “que saem de casa e se espalham por todo o lugar e depois à noite voltam para casa, para suas famílias “. Ele argumenta que essa abordagem dará ao país a melhor chance de obter imunidade de rebanho, algo que ocorre quando uma grande parte de uma comunidade se torna imune por meio de vacinações ou da disseminação em massa de uma doença.

 

LEIA TAMBÉM: Recebidos? Influenciadores digitais foram incluídos em grupo prioritário de vacinação contra COVID-19 na Indonésia

 

O governo argumenta que oferecerá também proteção aos idosos: “Imunizar os membros que trabalham em uma família significa que eles não estão trazendo o vírus para dentro de casa, onde estão seus parentes mais velhos”, disse Siti Nadia Tarmizi, porta-voz do Ministério da Saúde para o programa de vacinação contra Covid-19.

 

A Indonésia vai usar a CoronaVac, a mesma que o Instituto Butantan fornecerá para parte da população brasileira. No Brasil, no entanto, o Ministério da Saúde vai priorizar trabalhadores de saúde e idosos.

Compartilhar agora