Aapós fuga para os EUA, Flávio Bolsonaro fala pela primeira vez e afirma que será candidato se houver nova eleição: “Perdi para o sistema”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deu ao jornal americano The New York Times a primeira entrevista desde que saiu do Brasil, na semana passada, e afirmou que será candidato novamente se houver nova eleição. A conversa de 75 minutos foi na tarde de quarta-feira (4/11), na Flórida, e a reportagem saiu nesta quinta (5/11). Ao falar da derrota para Lula, ele disse que “perdeu para o sistema” e reconheceu que contestar o resultado na Justiça tem poucas chances. Disse também já saber que o desfecho será a prisão e que, se tivesse ficado, seria quase certamente condenado.

 

Flávio manteve a acusação de fraude, sem apresentar provas. Disse ter suspeitas, falou em adulteração de votos e repetiu uma alegação já desmentida de falha de segurança na sala onde computadores somam os votos. Afirmou ainda que a prorrogação do horário de votação poderia ter servido para somar votos a Lula. O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou as acusações, observadores internacionais atestaram a eleição e Lula venceu por 4,4 milhões de votos. A prorrogação afetou 34 mil votos, número pequeno demais para mudar o resultado, segundo a Justiça Eleitoral.

 

Do exterior, Flávio disse que vai apoiar aliados no Brasil que defendem anistia para o pai, Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos por tentativa de golpe, e para os participantes do 8 de janeiro, além da redução da maioridade penal. Sobre Donald Trump, disse que ele agiu certo ao não tomar partido na eleição e agradeceu por poder ficar nos EUA, mas evitou dizer se vai pedir novas ações do governo americano contra o Brasil. Negou ter recebido ajuda de governos para sair do país e disse que levará para o túmulo como chegou lá. O NYT, porém, cita autoridades dos EUA segundo as quais um funcionário da Casa Branca providenciou o jato.