
Vale do São Francisco contará com Centro de Treinamento de futebol que vai revelar os craques do futuro
O Vale do São Francisco, tradicional celeiro de talentos do futebol brasileiro, acaba de ganhar um reforço de peso para continuar revelando promessas para o cenário nacional. A Perna Academy anunciou a construção de um moderno Centro de Treinamento em Petrolina (PE), com estrutura voltada para jovens atletas de futebol e um projeto ousado para transformar jovens em profissionais de destaque.
Mais do que uma escola de futebol, a Perna Academy vai oferecer assessoria completa de carreira, preparando o atleta dentro e fora de campo. O projeto contará com um time próprio, formado pelos destaques da escola, que participará de competições regionais e nacionais, atraindo olheiros de grandes clubes e promovendo intercâmbios esportivos com equipes de fora.
Anteriormente funcionando como Escolinha do Iate Clube de Petrolina, há 16 anos e desde 2023 passou a ser a Perna Academy, gerencia 15 atletas em bases de clubes como Bahia, Vitória, Fortaleza, entre outros, acompanhada de uma parceria estratégica com a Antonius, maior empresa de assessoria de atletas do Nordeste, que comanda o Estrela de Março — equipe participante de competições de alto nível, como a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Baiano.
O contrato já foi assinado e o CT será instalado na Areia Branca, no antigo Clube do América. O espaço se chamará Complexo Esportivo Pedro Lajú e mede mais de 11 mil metros quadrados, contará com campo profissional, arquibancada, vestiários e uma sala funcional Soccer, onde cada atleta receberá treinamentos individualizados com métodos aplicados no futebol de alto rendimento: fortalecimento muscular, tática, força e explosão.
O espaço também será multifuncional, aproveitando a localização central para sediar eventos, palestras e atividades esportivas, fomentando ainda mais o futebol e o esporte na região.
Charles Oliveira, um dos idealizadores do projeto, conta que a expansão da antiga escolinha do Iate Clube, que colecionou vários títulos na região e ajudou a formar muitos atletas, acompanha o crescimento de Petrolina: “Já temos know-how no segmento e agora aliamos o projeto a novos parceiros. Sentimos essa necessidade pela grande demanda e potencial daqui”. Rômulo Lustosa, sócio, revela que a inspiração veio de sua paixão pelo esporte:
“A ideia surgiu primeiro por eu ser amante do futebol. Petrolina e Juazeiro sempre foram celeiros de grandes jogadores e ainda há muitos a serem descobertos. Senti a necessidade de crescer esse trabalho, para cuidar não só da formação técnica, mas também do extra campo, formando o caráter do jogador e ajudando a família a apoiar o atleta nessa caminhada, que é difícil e cheia de desafios.”
Rômulo lembra que nomes como Daniel Alves, Luís Pereira, Petros e Nunes saíram do Vale e se consolidaram financeiramente e profissionalmente, e defende que a região tenha estrutura para manter seus talentos em casa:
“Assim como hoje não é mais preciso sair daqui para fazer faculdade, queremos que o atleta possa se desenvolver sem precisar ir embora tão cedo, evitando desgaste e sofrimento, e mantendo o sonho vivo até a hora certa de dar o salto.”
O campo já está pronto, a primeira etapa será inaugurada em três meses e a previsão de conclusão do complexo completo é de três anos.
Lenilson Patriota, também sócio, reforça que, além de revelar atletas, a iniciativa vai colocar novamente o nome do Vale no radar nacional:
“É um projeto de longo prazo, mas que vai valorizar ainda mais nossa região. O Vale do São Francisco é um celeiro cultural e esportivo, e queremos mostrar para o Brasil e para o mundo que daqui saem não só grandes jogadores, mas grandes histórias.”
Glauber Dantas – ASCOM