Cata Treco: Prefeitura recolhe sofás, pneus, geladeiras e até televisão em ação que combate descarte irregular e promove limpeza urbana em Juazeiro

Geladeira velha, sofá rasgado, cama quebrada e até televisão fora de uso, esses foram alguns dos 76 itens recolhidos pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), durante mais uma semana de ações do programa Cata Treco, entre os dias 7 e 13 de maio.

 

A lista inclui ainda armários, colchões, portas, máquina de lavar, antena e diversos volumes de madeira e pneus — materiais que antes seriam descartados irregularmente e que agora ganham um destino ambientalmente correto.

 

A iniciativa faz parte do programa Juazeiro Limpa e oferece à população um serviço gratuito e agendado de coleta de grandes objetos que não podem ser descartados junto ao lixo comum. O objetivo é manter a cidade limpa, evitar focos de doenças e promover mais consciência ambiental.

 

O gerente de limpeza pública da SESP, Luan de Souza, destaca o bom resultado da operação e convida os moradores a utilizarem o serviço.

 

“A gente sabe da dificuldade que muitas pessoas têm para descartar esses materiais. Por isso reforçamos: agendem a coleta pelo WhatsApp. É gratuito, simples e ajuda a manter nossa cidade mais organizada e saudável”, afirmou.

 

Já o secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, reforça o impacto positivo do Cata Treco na qualidade de vida da população.

 

“Estamos recolhendo móveis e eletrodomésticos que antes ficavam abandonados nas ruas ou terrenos baldios. O serviço tem papel fundamental na limpeza urbana e na preservação do meio ambiente”, pontuou.

 

Como solicitar o serviço

 

O agendamento é feito pelo WhatsApp (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A coleta acontece das 7h às 12h e das 14h às 17h, com atendimento em até 10 dias úteis.

 

Entre os itens aceitos estão sofás, camas, colchões, armários, pneus, portões, portas e eletrodomésticos. O serviço não contempla resíduos orgânicos, restos de alimentos ou animais mortos. É necessário que os objetos estejam em local acessível e com alguém presente no imóvel no momento da coleta.

Compartilhar agora