
INSS devolverá cerca de R$ 293 milhões a aposentados entre maio e junho
O Instituto Nacional do Seguro Social vai devolver 292,7 milhões de reais que foram subtraídos dos aposentados em abril mesmo após a instituição já ter determinado o bloqueio das contribuições a entidades em razão de investigação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre associações que promovem descontos sem autorização do beneficiário.
Os débitos de abril foram feitos apesar da proibição porque a folha de pagamento do mês já tinha sido processada por isso, a devolução automática.
Os valores serão devolvidos entre 26 de maio e 6 de junho e serão depositados na mesma conta em que o beneficiário recebe a sua aposentadoria. A consulta aos extratos de pagamento poderão ser feitas a partir do dia 21 no aplicativo Meu INSS. Também nessas datas será feito o pagamento antecipado da segunda parcela do 13º salário.
Já para os descontos feitos por entidades antes de abril, o procedimento de devolução vai demorar um pouco mais. A partir de quarta-feira, 14, o app Meu INSS trará os valores que foram descontados de cada aposentado, que terão quinze dias para informar se autorizaram ou não os descontos.
A partir das respostas, as entidades serão acionadas e também terão quinze dias para comprovar que tinham autorização para fazer os débitos ou devolverem os valores cobrados.
“O cidadão não terá que juntar nenhum documento. A comunicação será feita diretamente entre segurado e INSS”, disse o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Fonte: Veja
Foto: Reprodução