TikTok na horizontal? App testa novo formato para exibição de vídeos

Há algum tempo, o TikTok vem mudando a experiência para seus usuários e criadores de conteúdo. Depois de introduzir conteúdos mais longos, no início do ano, a plataforma está testando um novo formato de vídeos: em modo tela cheia, com o celular na horizontal.

 

A novidade já está disponível para contas selecionadas, de acordo com o site Tech Crunch.

 

Funciona assim: um botão, muito parecido com o de tela cheia do YouTube, ativa o novo modo, que gira o vídeo para a horizontal, mudando totalmente a experiência clássica do TikTok a qual estamos acostumados, com vídeos curtos na vertical.

 

Após aceitar vídeos de até dez minutos, expandir também o formato de exibição parece uma evolução natural. Isso pode deixar a plataforma bem parecida com o YouTube, atraindo mais criadores, principalmente aqueles que produzem conteúdos longos, do concorrente.

 

As alterações também podem agradar um público menos “jovem” e mais familiarizado com o modelo do YouTube. Mas não se sabe como será a recepção dos usuários já familiarizados com o formato vertical.

 

O TikTok é um aplicativo que se popularizou justamente pela rolagem vertical de vídeos — que inclusive foi copiado por outras empresas, como o próprio Youtube e o Instagram, que investiram muito nos Shorts e Reels, respectivamente.

 

O teste do TikTok para o suporte de tela horizontal segue outro teste muito esperado: um recurso de compras pela plataforma, o TikTok Shop, que já foi lançado em regiões como EUA e Indonésia. Por meio dele, usuários podem comprar produtos sem sair do app; ainda não há data para chegar ao Brasil.

 

Com informações: Ana Paula Coelho/TiltUol

Foto: Tech Crunch

 

Compartilhar agora