Lula sanciona lei e Luiz Gonzaga entra para o livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Um dos maiores artistas brasileiros do século passado, Luiz Gonzaga agora faz parte do livro Heróis e Heroínas da Pátria. A inclusão do artista na publicação foi concretizada por lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8).

 

A lei é de autoria do ex-senador Jarbas Vasconcelos e foi aprovada pela Comissão de Educação (CE) do Senado em agosto de 2019. Ficou estagnada no Congresso Nacional durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas voltou à agenda da Câmara dos Deputados em 2023 e aprovada em dezembro.

 

Herói ou heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — ou Livro de Aço, pois a obra de fato é formada por páginas de aço —, abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.

 

Entre os nomes que integram o livro estão Antonieta de Barros, Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Chico Mendes, Euclides da Cunha, Getúlio Vargas, Heitor Villa-Lobos, Tiradentes, Leonel Brizola, Luiza Mahin, Luiz Gama, Machado de Assis, entre outros.

 

 

Com informações do Correio e Brasil de Fato

 

Compartilhar agora