OBRIGADO, CIÊNCIA: OMS decreta oficialmente fim da pandemia da COVID-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a Covid não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), a expressão de alerta mais considerável da organização, que foi designada para o novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

 

“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

 

A diferença entre a ESPII e a pandemia já foi explicada no começo deste ano pela OMS, através de um vídeo informativo. Além da diferença, a líder técnica da entidade, Maria van Kerkhove, enfatiza que mesmo a organização decretando o fim da emergência este ano, o mundo ainda pode ter que lidar por um bom tempo com a pandemia de Covid.

 

Como dito anteriormente, ESPII “emergência de saúde pública de interesse internacional” é o nível mais alto de alerta da OMS e é reservado para questões que exigem uma resposta internacional coordenada. Já uma enfermidade se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, usualmente afetando um grande número de pessoas. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem – o que muda é a escala da disseminação da doença.

 

Fonte: G1 e Butantan
Imagem: Lothar Dieterich por Pixabay

Compartilhar agora